Prefeituras nas Redes

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Desde 2013, a Prefeitura de Curitiba mantém uma estratégia de comunicação bastante original e irreverente em sua página no Facebook, conduzida por Marcos Giovanella. Hoje, a página tem mais de 370 mil seguidores com um altíssimo grau de engajamento e interação. Entre posts inusitados e bem humorados, que brincam com os memes das redes e com as características da cidade, a Prefeitura informa seus cidadãos e promove campanhas. Com isso, a página da “Prefs”, como é conhecida, ganhou notoriedade e adeptos em todo o país.

Na semana passada, a personalização dos perfis e de ações comuns a usuários das redes gerou grande repercussão na web: A prefeitura de Curitiba simulou que a Prefeitura do Rio de Janeiro era um “match” (sugestão de casal) no aplicativo de paquera Tinder. Neste momento, a Prefeitura de Manaus publicou um post em seu mural, comunicando o rompimento de seu “relacionamento sério” com Curitiba em razão dessa traição virtual. Nos comentários desse post, é possível encontrar diversas interações de outras prefeituras das mais diversas cidades do país – incluindo Belo Horizonte, convidando Manaus para comer um pão de queijo com ela. Além das prefeituras, outras instituições se solidarizaram, engajando-se no “imbróglio amoroso”, como uma faculdade de psicologia local que ofereceu apoio psicológico à Prefeitura de Manaus para que pudesse “superar o trauma”.

O envolvimento das instituições e pessoas envolvidas na brincadeira foi tamanho que o episódio está rendendo iniciativas até hoje. Foi criado um convite de casamento para as Prefeituras do Rio e de Curitiba e, na lista de presentes, as prefeituras pedem à população de todas as cidades envolvidas que tomem ações humanitárias, como “Doar Sangue”, por exemplo.

As redes sociais aproximam as instituições das pessoas ao personificá-las; elas auxiliam no processo de reconhecimento pelo cidadão das suas estruturas representativas; fornecem informação e possibilidade de participação ativa nas questões da cidade; servem de instrumento de comunicação direta do poder público com o cidadão e possuem grande capacidade de mobilização social e de interação em tempo real.

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